Deus quer, o homem sonha, a obra nasce....No passado dia 27 de Maio de 2018 teve lugar em Coimbra a primeira Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Medicina Dentária Digital, em acrónimo SPMD2 ou simplesmente D2.

A D2 assume-se como uma Sociedade Científica inclusiva que pretende reunir os Médicos Dentistas, Técnicos de Prótese Dentária e Médicos de diferentes especialidades em torno do desenvolvimento da Medicina Dentária Digital.

Para persecução deste fim, importa clarificar o conceito de “Digital”.

A área Digital, comumente rotulada com o desenho e produção de restaurações por meio de scanners, fresadoras e impressoras, é na realidade muito mais abrangente. Alguns exemplos bem difundidos da área digital são: o registo fotográfico ou vídeo para planeamento e documentação; a utilização de exames complementares de diagnóstico como o recurso a RVG ou CBCT; aplicação de tecnologia ultrassónica em áreas cirúrgicas, reabilitadoras ou endodontia; o recurso a localizadores apicais ou instrumentação mecanizada; execução de técnicas cirúrgicas, protéticas ou endodônticas guiadas; aplicação de diversos meios tecnológicos na ortodontia ou na DTM; entre muitos outros quase infindáveis exemplos.

É nossa profunda convicção que a Medicina e Prótese Dentárias Digitais não são, como muitos fazem acreditar, o futuro... São o presente, e um presente já bem difundido.

Quanto ao âmbito de ação previsto para esta Sociedade:
“Existiremos para difundir conhecimento e proporcionar formação de qualidade aos nossos associados, fomentar o acesso livre à informação e promover o desenvolvimento tecnológico, bem como a inovação e a investigação científica na área Digital da Medicina Dentária e Prótese Dentária. Estabeleceremos pontes com outras realidades e não só absorveremos o que de melhor têm, mas transmitiremos todo o potencial que existe no nosso país nesta área.
O mais importante é não termos um plano fechado e imutável. Queremos uma filosofia fluida onde possamos adaptar-nos às especificidades de cada área e à realidade de cada Associado.”

Fica o apelo especialmente dirigido a todos os Médicos Dentistas e Técnicos de Prótese Dentária para se fazerem sócios desta que pretende afirmar-se no panorama nacional como uma Sociedade Científica de referência para o presente e futuro.

“Se sentires uma voz dentro de ti a dizer para não pintares, então pinta e essa voz será silenciada”